Órgãos Sociais – Parabéns SFRAA

Órgãos Sociais – Parabéns SFRAA

Caríssimos associados,

Caríssimos utentes,  

Caríssimos trabalhadores,

Caríssimos membros dos órgãos sociais,

Caríssimos parceiros,

Caríssimos transeuntes, que, por mais distraídos que passais na Rua Elias Garcia, ali pelo número 142, não conseguis deixar de olhar para a marcante fachada, ondulada e marmorizada, prolongando-se pela Rua Pedro Franco como se não tivesse fim, como se apontasse ao infinito. Vós, que passais desatentos e que vedes somente o que a superfície deixa ver, ficai sabendo que muitos corpos estremecem quando passam como vós passais. Mas, esses, o que veem com os olhos do corpo reencaminha-os para os misteriosos olhos da memória e para as brincadeiras e partidas que a memória lhes prega.  Por isso, não se admirem se virem desenhados nos rostos de outros passeantes esboços de sorrisos ou de tristeza. E se prestarem atenção aos olhos verão correr suaves lágrimas indecisas entre o júbilo e a mágoa. A memória tem destas coisas, gosta de brincar aos desenhos e marcar os tempos nos rostos das pessoas. Nos rostos das pessoas e nas vidas reais, imaginadas e imaginárias das instituições.

Neste 142º aniversário, num tempo que nos impede manifestações externas da alegria que sentimos, queremos, como Grande-Instituição-Muito-Mais-Que-Centenária-Que-Somos, afirmar solenemente duas coisas. A primeira é a de somos uma instituição tão jovem que nem sequer ainda despontam os pelos da puberdade. Temos a alegria, temos a esperança, temos a espontaneidade, temos os sonhos e temos todo o futuro do mundo pela frente. Se uma imagem ajudar a marcar os traços fortes do que somos, diremos que somos uma árvore com raízes fortes, que se disseminam por terrenos férteis e se dirigem para as profundidades da Terra para poderem crescer com segurança na direção do Sol. A segunda coisa que queremos afirmar é o nosso compromisso com a proclamação da dignidade humana através das manifestações culturais e da procura de uma sociedade justa. Sabemos que a condição fundamental para esta proclamação é o funcionamento em rede, com as pessoas, com as instituições e com a comunidade. Que estamos a funcionar em rede na procura da promoção sustentável da dignidade humana e da justiça torna-se manifesto num simples enumerar do que classificamos como “Valências da SFRAA”. Nos Serviços Sociais: – Casa Acolhimento Temporário; Centro de Dia; Serviço de Apoio Domiciliário. Na Educação: – Berçário; Creche; Jardim de Infância. Na Arte: – Música; Dança; Teatro. No Desporto: Atletismo; Triatlo; Natação; Hidroginástica; Karate; Ginástica; Trampolins; Ballet; Danças de Salão; Capoeira; Yoga;.

Por tudo isto, celebrar o 142º aniversário da SFRAA é celebrar a vida em todas as suas dimensões. A pandemia impediu-nos de mostrar a alegria que sentimos, mas não nos pode impedir de sentir essa mesma alegria. Fica adiada a manifestação, mas não fica adiada a alegria. De hoje a um ano a alegria será ainda maior e a manifestação dessa alegria será ainda mais intensa. Hoje celebraremos intensa e interiormente o 142º aniversário da SFRAA. Para a celebração do 143º aniversário da SFRAA fica a promessa de uma mais exuberante manifestação de júbilo.

Viva o 142º aniversário da SFRAA!!!!

Viva a SFRAA!!!